segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Aula nº 1:"REVOLTAS NA COLONIA"

ESCOLA ESTADUAL 24 DE OUTUBRO
DISCIPLINA: HISTORIA

ESTAGIARIA: TAIANA DOS SANTOS
PROFESSOR ORIENTADOR: EMMANUELE TOURINHO
PROFESOR REGENTE: CARLOS ANTONIO
Plano de Aula
Tema: As Revoltas Anticoloniais
Serie: EJAF 4º CICLO
Tempo de aula: 50 min.


Conteúdo:
·         Inconfidência Mineira
·         Conjuração Baiana
·         A Revolução Pernambucana
Competências:
·         Demonstrar a situação econômica do Brasil anticolonial no século XVIII
·         Entender o processo social e político da Inconfidência Mineira no Brasil
·         Delinear as revoltas Pernambucanas e Conjuração Baiana na passagem do século XVIII para o século XIX
Habilidades:
·         Compreender a Inconfidência Mineira como um processo para a Independência do Brasil.
·         Identificar a contribuição da Conjuração Baiana e Pernambucana no fim do século XVIII
·         Conhecer a formação de um governo republicano em Pernambuco no inicio do século XIX
Metodologia:
Aula expositiva
1º Momento: Será exposto o assunto de forma verbal e ao mesmo tempo livre para o alunato demonstrar seu conhecimento a priori do assunto
2º Momento: Será feito questionário de forma verbal e manuscrito para analisar a cerca do foi discutido no primeiro momento.
Recursos didáticos:
·         Lousa e giz

Avaliação:
·         Dar-se-a a partir da observação e participação dos alunos nos debates considerando a maturidade em relação ao tema abordado após a aula
·         Questionário para analisar o entendimento a cerca do que foi exposto em sala de aula 

Referencias Bibliografias
FIGUEIREDO, Regina. VIEIRA, Maria das Graças. EJA Educação de Jovens e Adultos. Volume Integrado 4º ciclo. Editora Ática
Referencia Complementar
SCHMIDT, Mario Furley. Nova Historia Critica. 7ª Serie. Editora Nova Geração. 2006.


Escola Estadual 24 de Outubro
Disciplina: Historia
Estagiária: Taiana dos Santos




A Conjuração Mineira (1789)
    
A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro. Portugal cobrava muitos impostos nas áreas de mineração do Brasil, para piorar as coisas, a metrópole determinou que a colônia deveria pagar, todos os anos, pelo menos sem arrobas de ouro puro.Mas no final do século XVIII, já não havia tanto ouro no Brasil, a colônia não conseguia pagar o mínimo de cem arrobas anuais,sempre ficava devendo uma diferença que ia se acumulando ano após ano.
            A grande questão era que o governo colonial poderia cobra a derrama a qualquer momento, que era a cobranças desses impostos em atraso. A palavra derrama causava grande medo e ódio nos colonos, pois não sabiam quando o imposto seria cobrado,e ficavam imaginando os fiscais acompanhados de soldados chegando de surpresa na cidade, invadindo as casas e tomando tudo que houvesse de valor.
            Pairava um espírito sufocador da coroa portuguesa sobre a colônia, todos se perguntavam “Será que isso não vai acabar?”. As faíscas da conspiração começaram a se acender em Minas Gerais, destemidos ou desesperados ilustrados, com dividas impagáveis, começaram a se reunir secretamente. Quase todos pertencentes à elite mineira, donos de escravos, proprietários de minas e de grandes rebanhos de gado, juízes, médicos, padres e coronéis. Nomes como Tomás Antonio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa entre outros. O único que não era de origem nobre era Joaquim José da Silva Xavier, apelidado Tiradentes, que tinha origens humildes.
            Existia uma diversidade de motivos para a revolta, o primeiro deles seria referente às grandes dividas com a coroa. O segundo seria em relação com o governo de Minas Gerais, a aquém acusavam de corrupto e de favorecer somente a amigos. Dentre esses e outros motivos, estavam inspirados por idéias iluministas, e pela recente independência dos Estados Unidos. Ousaram sonhar com um novo país, livre da coroa portuguesa.
            Os Inconfidentes de minas fizeram uma porção de projetos a serem implementados após a independência, um exemplo seria a criação de uma grande universidade em Vila Rica (Ouro Preto), e também o estimulo a criação de manufaturas de tecidos e metais. além das idéias nacionalistas ( e protecionista).

A Derrota do Movimento.

Os impostos atrasados chegavam a nove mil quilos de ouro! Os inconfidentes planejavam iniciar a revolta contra a coroa portuguesa justamente no dia da cobrança da derrama. Eles contavam que nestas condições teriam o total apoio da população, mais infelizmente eles foram traídos, o coronel Joaquim Silvério dos Reis junto de dois colegas delatou ao governador a existência dom movimento, em troca do perdão de suas dividas.
Posterior ao recebimento das informações, as autoridades coloniais ordenaram o aprisionamento dos envolvidos. Tiradentes se refugiou no Rio de Janeiro mais foi capturado, na cadeia foi torturado, como era de costume no antigo regime, mesmo torturado não delatou nenhum de seus companheiros. Os inconfidentes ficaram quase três anos na prisão, aguardando o veredicto da rainha Dona Maria I. Alguns ficaram mais tempo na prisão, outros foram exilados na Angola, sem direito de voltar ao Brasil.
Existe uma questão instigante dentro das condenações, o por que de Tiradentes ser o único a ser condenado a morte? É óbvio que a coroa sabia que o Tiradentes não era realmente o líder do movimento. Nenhum dos homens ricos da colônia, educados na Europa, sofisticados, aceitaria ser comandados por uma pessoa sem cargo de destaque, que nunca esteve em uma faculdade. Então por que Tiradentes? Vamos pesar um pouco... Tiradentes era o único pobre do grupo, logo ele deveria ser enforcado para dar exemplo a “ralé”.Sua execução aconteceu no Rio de Janeiro em 1792. Em seguida, seu corpo foi retalhado e salgado.Cada pedaço foi exposto em praça pública, para advertir qualquer tentativa de revolta.


fonte:google

Sinopse do filme Tiradentes;com Humberto Martins
O filme mostra uma visão bem diferente da convencional, acerca dos fatos políticos que envolveram a Inconfidência Mineira e a condenação dos conjurados. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, teria sido condenado à morte por ser o único dos revoltosos que não tinha grandes posses. Por outro lado, grande parte da elite de Ouro Preto estava envolvida no levante, inclusive o próprio visconde de Barbacena, mas a maioria não foi processada e nem sequer presa.


TEXTO COMPLEMENTAR

 
Revoltas na Colônia Portuguesa, no século XVIII
No final do sec. XVIII, o Brasil que era colônia de Portugal começava a dar seus primeiros sinais  e tentativas para se tronar independente. Varias investidas regionais marcaram o século, porem essas  regiões brasileiras  pensavam individualmente sua liberdade.O domínio português o controle político econômico deixa a colônia cada vez mais interessada em liberdade o monopólio não estava mais suprindo a necessidade burguesa que almejara crescimento econômico.
Muitas idéias de liberdade viam de fora do país os filhos da elite que iam estudar na Europa traziam consigo idéias revolucionárias de independência. A grande fase do ouro que o Brasil viveu atraiu cada vez mais o interesse econômico pela colônia.com a decadência do ouro Portugal aumentava cada vez mais os impostos cobrados principalmente, região de Minas Gerais, local onde ouve grande movimento para liberdade da colônia, sofria com cobranças de impostos a elite se mobilizou secretamente para um grande movimento no dia da derrama imposto que seria cobrado por Portugal ao Brasil, liderado por Tiradentes a inconfidência Mineira fracassou, mas ficou na historia como um dos maiores movimentos separatistas com o enforcamento e esquartejamento  de Joaquim José da Silva Xavier no dia 21 de abril, muitos outros movimentos contribuiram para o processo de independencia brasileira.

Autoria :Taiana dos Santos

Escola Estadual 24 de outubro
Disciplina: Historia
Estagiária: Taiana dos Santos
Nome:


EXERCÍCIO

A partir do que foi apresentado em sala de aula apresente os principais motivos para que no final do século XVIII os brasileiros começassem a desenvolver idéias de independência nacional e cite alguns dos principais movimentos.

 

Um comentário: